Resumo
Este livro do curador espiritual norte-americano Joel S. Goldsmith é um imenso desafio e um jubiloso convite para a realização da cura de nossos males. Seus ensinamentos — em linguagem simples e clara — estão em perfeita sintonia com as maiores conquistas modernas da psicologia, da psicanálise e da psicoterapia do Ocidente, bem como da filosofia e da yoga do Oriente. Para o autor não é a simples presença de Deus em nós que cura todos os nossos males — emocionais, mentais e físicos —, mas a consciência dessa presença. Toda cura é uma autocura. A Arte de Curar pelo Espírito é um pequeno tratado de logoterapia. Esta excelente tradução que ora oferecemos ao leitor brasileiro foi feita pelo filósofo e educador Huberto Rohden, autor do livro Logoterapia.
Comentário
A cura de sintomas não é a solução definitiva. A solução é a cura pela força espiritual. É essa a temática fundamental de toda cura, quer física ou metafísica. Se o homem consegue 100% de conscientização espiritual, ele nulifica qualquer mal, seja nele, ou em outras pessoas. É como acender a luz.
Em "A Arte de Curar pelo Espírito" temos um relato pormenorizado do trabalho de atendimento espiritual realizado pelo autor, com exemplos e orientações de como o curador espiritual deve proceder. O livro está dividido em quatro partes. Na primeira parte aborda os Princípios da Cura pelo Espírito, explicando que a doença é apenas um dos numerosos aspectos criados pelas desarmonias e dissonâncias da vida. A dispersividade da vida cria uma desarmonização física e falta de paz espiritual, tranquilidade interior. O despertar da consciência abre as portas para uma nova dimensão da vida, que a medicina não é capaz de suprir, pois não é o homem que cura. Este tipo de cura supõe uma consciência altamente desenvolvida. Palavras não resolvem. É preciso fazer da mente um simples aparelho de percepção, aprender a escutar servindo-se dela. É a mente o intermediário através do qual percebemos a verdade, aquela que rege todo órgão e toda função do nosso corpo. A cura espiritual total consiste em não reconhecer a realidade de uma situação negativa. Basta entrar em meditação, permanecer quieto e permitir a experiência da presença divina - reconhecer sua graça. Ou seja, acordar, libertar-se da hipnose que domina, deixar de pensar palavras e pensamentos.
Na segunda parte temos "A Tarefa do Tratamento Espiritual" - que implica no desenvolvimento da consciência curativa, não se preocupando com fórmulas, pois cada dia é um novo dia com a inspiração necessária para solucionar o problema qualquer que seja, uma vez que é uma desarmonia que só se resolve pela conscientização que gera paz que ultrapassa o entendimento. Um curador espiritual deve ter do conhecimento da verdade idéia tão exata como a do músico tem da música. Qualquer dúvida e o resultado será falso, errado, inexato. A reação imediata da intuição indica o momento exata para realizar a cura de um indivíduo ou de um grupo.
Na terceira parte temos a "Execução Prática" - onde a tônica é: vale o princípio de unidade - "não julgueis segundo as aparências, mas consoante julgamento justo"- ou seja, não negar as aparências de desarmonias físicas, mas reconhecer Deus como a realidade por trás de todas as formas. A evolução espiritual leva ao entendimento de que o corpo não governa tua vida, mas esta é que governa teu corpo. O corpo não controla tua consciência, mas ela é que controla teu corpo. A meta da vida espiritual consiste em despertar em si a semelhança de Deus e realizar a identificação espiritual do Cristo. Cada um é responsável por seu progresso espiritual e é inútil culpar terceiros pela falta de coragem espiritual. Escolhemos caminhos e muitas vezes são outros os caminhos que temos que seguir rompendo a cadeia habitual. Realizar o trabalho porque é uma missão, pela alegria que o trabalho proporciona. Orar para ter luz, verdade, iluminação, sabedoria. O suprimento dos bens da vida não quer dizer receber, mas doar algo. Doar, muitas vezes consiste em renunciar, soltar amarras, colocar em circulação bens para o espaço possa ser ocupado por coisas novas.Ensina que "suprimento é uma força vital que atua através de cada um". Na quarta parte fala sobre a cura espiritual sem palavras nem pensamentos. O último capítulo é reservado para analisar o salmo "À Sombra do Onipotente" - faz uma análise do que seja realmente alguém viver o grau de imunidade a que cada um pode aspirar e ter. E conclui dizendo: "Com efeito, todo segredo da vivência espiritual tem a ver com o Invisível, tem a ver com o fato de que nossa vida é algo invisível, que a nossa vida está oculta com o Cristo em Deus." A oração protetora consiste na compreensão de que toda a verdade que conhecemos é uma verdade Universal. É através dessa oração aceitamos a presença divina seguindo diante de nós, endireitando tudo o que é torto". Em uma palavra: Curando!
Em "A Arte de Curar pelo Espírito" temos um relato pormenorizado do trabalho de atendimento espiritual realizado pelo autor, com exemplos e orientações de como o curador espiritual deve proceder. O livro está dividido em quatro partes. Na primeira parte aborda os Princípios da Cura pelo Espírito, explicando que a doença é apenas um dos numerosos aspectos criados pelas desarmonias e dissonâncias da vida. A dispersividade da vida cria uma desarmonização física e falta de paz espiritual, tranquilidade interior. O despertar da consciência abre as portas para uma nova dimensão da vida, que a medicina não é capaz de suprir, pois não é o homem que cura. Este tipo de cura supõe uma consciência altamente desenvolvida. Palavras não resolvem. É preciso fazer da mente um simples aparelho de percepção, aprender a escutar servindo-se dela. É a mente o intermediário através do qual percebemos a verdade, aquela que rege todo órgão e toda função do nosso corpo. A cura espiritual total consiste em não reconhecer a realidade de uma situação negativa. Basta entrar em meditação, permanecer quieto e permitir a experiência da presença divina - reconhecer sua graça. Ou seja, acordar, libertar-se da hipnose que domina, deixar de pensar palavras e pensamentos.
Na segunda parte temos "A Tarefa do Tratamento Espiritual" - que implica no desenvolvimento da consciência curativa, não se preocupando com fórmulas, pois cada dia é um novo dia com a inspiração necessária para solucionar o problema qualquer que seja, uma vez que é uma desarmonia que só se resolve pela conscientização que gera paz que ultrapassa o entendimento. Um curador espiritual deve ter do conhecimento da verdade idéia tão exata como a do músico tem da música. Qualquer dúvida e o resultado será falso, errado, inexato. A reação imediata da intuição indica o momento exata para realizar a cura de um indivíduo ou de um grupo.
Na terceira parte temos a "Execução Prática" - onde a tônica é: vale o princípio de unidade - "não julgueis segundo as aparências, mas consoante julgamento justo"- ou seja, não negar as aparências de desarmonias físicas, mas reconhecer Deus como a realidade por trás de todas as formas. A evolução espiritual leva ao entendimento de que o corpo não governa tua vida, mas esta é que governa teu corpo. O corpo não controla tua consciência, mas ela é que controla teu corpo. A meta da vida espiritual consiste em despertar em si a semelhança de Deus e realizar a identificação espiritual do Cristo. Cada um é responsável por seu progresso espiritual e é inútil culpar terceiros pela falta de coragem espiritual. Escolhemos caminhos e muitas vezes são outros os caminhos que temos que seguir rompendo a cadeia habitual. Realizar o trabalho porque é uma missão, pela alegria que o trabalho proporciona. Orar para ter luz, verdade, iluminação, sabedoria. O suprimento dos bens da vida não quer dizer receber, mas doar algo. Doar, muitas vezes consiste em renunciar, soltar amarras, colocar em circulação bens para o espaço possa ser ocupado por coisas novas.Ensina que "suprimento é uma força vital que atua através de cada um". Na quarta parte fala sobre a cura espiritual sem palavras nem pensamentos. O último capítulo é reservado para analisar o salmo "À Sombra do Onipotente" - faz uma análise do que seja realmente alguém viver o grau de imunidade a que cada um pode aspirar e ter. E conclui dizendo: "Com efeito, todo segredo da vivência espiritual tem a ver com o Invisível, tem a ver com o fato de que nossa vida é algo invisível, que a nossa vida está oculta com o Cristo em Deus." A oração protetora consiste na compreensão de que toda a verdade que conhecemos é uma verdade Universal. É através dessa oração aceitamos a presença divina seguindo diante de nós, endireitando tudo o que é torto". Em uma palavra: Curando!
Resumo
Em A psicanálise dos contos de fadas, Bruno Bettelheim faz uma radiografia das mais famosas histórias para crianças, arrancando-lhes seu verdadeiro significado. O autor mostra as razões, as motivações psicológicas, os significados emocionais, a função de divertimento, a linguagem simbólica do inconsciente que estão subjacentes nos contos infantis.
Terra Sonâmbula
Mia Couto
Mia Couto
Moçambique, década de 1990. Numa terra devastada pela guerra, um menino sem memória é encontrado por um velho errante. Muidinga e Tuahir, ambos marcados por conflitos que não entendem, desprovidos de passado e de esperança. Unidos, fazem de um machimbombo incendiado a sua casa, e de um diário, encontrado junto de um cadáver, a sua demanda. Nas linhas do caderno, Muidinga acredita ter um mapa que o levará de volta à sua mãe. Nessa busca, o insólito par descobre-se, reinventa-se, enfrenta a insanidade e a miséria que grassam em seu redor, e recusa deixar morrer o alento. Tal como a terra que percorrem sem destino, uma terra que nunca dorme, nunca descansa, uma terra sonâmbula.
Já adaptado ao cinema, Terra Sonâmbula foi considerado um dos doze melhores romances do século XX em África. Cruza elementos da cultura tradicional moçambicana com a própria história do país, realismo e magia, factos e símbolos, Terra Sonâmbula é, acima de tudo, um hino ao poder dos sonhos e da vida.
Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi director da Agência de Informação de Moçambique, da revista Tempo e do jornal Notícias de Maputo. A sua visão única da realidade moçambicana granjeou-lhe um lugar privilegiado junto da crítica e dos leitores, afirmando-o como um dos autores mais reputados da literatura de língua portuguesa. Foi já distinguido com os prémios Vergílio Ferreira, União Latina de Literaturas Românticas e Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura.
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