segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Desde a infância, uma amante dos livros

Vou contar um pouco sobre minha vida com os livros, assim vocês saberão da importância deste blog para mim.
Aos 6 anos de idade (e até hoje não esqueço) surgiu a minha paixão pelas histórias, em especial, A lebre e a tartaruga. Foi na pré-escola que tive meu primeiro contato com os livros. O meu primeiro livro que ganhei foi o Bambi da Disney e não desgrudei dele nos primeiros momentos. Depois vieram os livros dos contos de fadas: Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve e os sete anões. Uma edição especial com a capa almofadada.
Aos 9 anos fiz um curso de datilografia e a vontade era de escrever livros. Passei a criar várias histórias, principalmente de bichos. Datilografava todos os "livros" e isso acabou sendo uma das brincadeiras preferidas da minha infância.
Quando completei 12 anos, já tinha lido toda a coleção vaga-lume da editora ática e pedi de presente de amigo secreto o livro Droga da Obediência de Pedro Bandeira. Depois quis ler outros do mesmo autor, pois era uma aventura atrás da outra com a turma dos Karas.
Dos 9 aos 13 anos ia com minhas colegas de escola fazer trabalhos na Biblioteca Paulo Duarte e aproveitava para emprestar livros.
Uma coincidência me fez querer ler mais e mais. É que ganhei um pintinho de estimação numa feira de animais e na mesma época comecei a ler O galo Marquês de Ganymédes José. O relato do personagem sobre o amor pelo bichinho era muito parecido com o que estava acontecendo comigo.
Aos 15 anos vieram as leituras de diários e não perdi a oportunidade, escrevi o meu que tenho até hoje.
Perdi as contas de tantos livros lidos, deve com certeza ter passado de uns 2.000 até hoje. Para a escola, para a faculdade, por prazer, por curiosidade.
E até hoje gosto de ler vários livros ao mesmo tempo (como prato principal) e algumas revistas (como sobremesa). Os assuntos que estou curtindo mais atualmente são: romance, religioso, infantil, auto-ajuda, educação.
Adoro livros diferentes, curiosos e indicados.
E você, já teve este encontro do amor pelos livros?