sexta-feira, 4 de março de 2011

As Meninas do Conto estão de volta com Pedro Palerma, agora no teatro Alfa

ESTRÉIA DIA 12 DE MARÇO

SÁBADOS E DOMINGOS ÀS 16H

QUEM AINDA NÃO VIU, TEM QUE VER!

Em comemoração aos seus 15 anos de existência, o grupo Meninas do Conto reuniu contos dos Irmãos Grimm, Luis da Câmara Cascudo, Charles Perrault e Hans Christian Andersen. O espetáculo privilegia a narração de histórias explorando seus desdobramentos no teatro com adereços, bonecos, músicas e interação com o público.
Uma grande brincadeira vai começar!!! Aqui tem espaço para tudo, basta querer imaginar... duendes, fadas, princesas, gente da água, macaco correndo pra cá e pra lá, também não vai faltar risadas, surpresas e até um friozinho na barriga.
O Sapateiro e os Duendes (Irmãos Grimm), Mãe D´água e O Macaco perdeu a banana (Luis da Câmara Cascudo) As Fadas (Charles Perrault) e P edro Palerma (Hans Christian Andersen), são os contos que fazem parte da peça.
No espetáculo PEDRO PALERMA E OUTRAS HISTÓRIAS privilegiamos a arte dos contadores de histórias onde as atrizes se revezam entre a narração e os personagens que cada conto apresenta, utilizando adereços e figurinos. As músicas foram especialmente compostas para o espetáculo e são interpretadas ao vivo pela percussionista e as atrizes.
Endereço:R. Bento Branco de Andrade Filho, nº 722, Santo Amaro.
Altura do nº 18.591 da Avenida das Nações Unidas.
O Teatro Alfa localiza-se anexo ao Hotel Transamérica
.
Maiores informações:

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Carnaleitura

Estava fazendo o planejamento no início do ano, quando uma palavra veio à tona: CARNALEITURA. Não pensei duas vezes e fui correndo para a internet fazer uma pesquisa, tentando descobrir o que o Carnaval poderia ter em comum com a leitura. Eis que encontrei várias escolas de samba que homenagearam vários escritores, a literatura, sempre em destaque o livro, a leitura e até a Biblioteca de Alexandria. No mesmo instante fiz uma busca do samba enredo de cada uma e veio a surpresa: só incentivo à leitura. O ano passado foi o boom na avenida: quatro escolas de samba destacaram a importância da leitura. Que festa! Não deu outra e não poderia passar deste ano: separei todos os livros de Carnaval e festas populares, e é claro que não poderia faltar a decoração (fantasias, serpentinas e máscaras). Quer saber um pouco da pesquisa, veja abaixo:


A escola de samba Acadêmica de Cubango no Carnaval carioca de 2006 visou demonstrar à importância do LIVRO, do hábito a leitura, e o quão importante ele é no desenvolvimento do conhecimento humano e dos registros históricos dessa evolução. Visou também incentivar a leitura em todos os níveis da população.
Dedicado a todo o povo brasileiro, tendo em vista serem as escolas de samba do carnaval carioca um dos maiores veículos de divulgação cultural do país, tão carente do culto à leitura e de valorização ao LIVRO.
Ofereceu ao público o resgate histórico do surgimento do LIVRO e da importância da leitura, através dos tempos.
Objetivo Geral - divulgar a história da criação e evolução nos tempos do LIVRO, através da literatura em toda sua amplitude, demonstrando a importância da leitura para todos os povos.
Objetivos específicos - Criar a discussão nacional das vantagens da leitura, enquanto fonte de conhecimento, lazer, registros, educação e desenvolvimento da cidadania.


O desfile da escola de samba Salgueiro (2010) fez uma homenagem à leitura e à literatura. Fizeram referência aos mais importantes clássicos e também à literatura infantil.
O tema, Histórias sem fim, teve como  refrão principal “Uma história de amor/Sem ponto final/Academia do Samba é Salgueiro/No livro do meu carnaval”, a letra do samba não se refere a autores ou estilos literários específicos ou à história da literatura. A força da letra ressaltou o prazer da leitura, o faz de conta, a imaginação: abrangendo todo e qualquer leitor que, apaixonadamente, aventura-se no mundo dos livros. O desfile foi pautado em obras populares de ficção científica e fantasia e, em parceira com a Ediouro, a escola distribuiu 50 mil livretos sobre o enredo nos camarotes e arquibancadas explicando cada ala do desfile.


ESCOLA DE SAMBA CARIOCA
UNIDOS DA TIJUCA 2010

Um dos carros alegóricos mais destacados foi o carro abre-alas que representou o incêndio da Biblioteca de Alexandria, uma das sete maravilhas do mundo antigo.
A proposta do carro é que diversas portas e gavetas abram e fechem, além de livros, pergaminhos, mapas. O destaque do carro não foi o movimento feito por foliões, mas sim uma iluminação especial.
Foram oito meses de pesquisa e testes. Ventiladores fitas luzes e muita fumaça deram a ilusão de que o abre-alas estava em chamas.
Com o samba enredo “É Segredo!” levou para a Sapucaí os mistérios da humanidade.
FONTE: ESTUDOLITERARIO.BLOGSPOT.COM












Sítio do Picapau Amarelo em Mairiporã

Para quem é fã da turma do Sítio do Picapau Amarelo, aí vai uma dica super legal: o espaço temático em Mairiporã. Mais informações clique abaixo: http://www.sitiodopicapaumairipora.com.br/