sábado, 13 de abril de 2013

Palestra da Renata Truffa, voluntária da associação Viva e Deixe Viver

Este ano no dia 22 de março tive o imenso prazer de reencontrar uma amiga da pós-graduação em Contação de histórias e além disso conhecer um pouco mais do seu trabalho no Viva: Renata Truffa.

Estou participando de um novo projeto com alunos do Ensino Médio que são voluntários em creches, hospitais e asilos. Graças a esta oportunidade concedida pelo professor coordenador Paulo Felipe e a irmã Thais, no começo do ano dei um curso de formação de contadores de histórias e convidei a Renata Truffa, já que o trabalho que ela faz tem tudo a ver com os voluntários do hospital.
 
A Associação que ela participa chama-se Viva e Deixe Viver é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que treina e capacita voluntários para se tornarem contadores de histórias em hospitais para crianças e adolescentes internados em oito mercados do país.

Os principais recursos da Associação Viva e Deixe Viver atualmente são a leitura de obras infantis, as brincadeiras, a criatividade e o bom humor de seus voluntários.
Foi fundada por Valdir Cimino em 1997. Valdir Cimino já prestada serviços voluntários há algum tempo em hospitais, mas foi depois de uma conversa com seu amigo Wellington Nogueira, dos Doutores da Alegria, que decidiu por criar essa associação de Contadores de Histórias.
Veja só alguns os temas que ela abordou em sua palestra:

- História da Associação Viva e Deixe Viver;
- Quais são a missão, causa, visão e princípios do Viva e Deixe Viver;
- O treinamento para ser voluntário;
- A escolha de atuar como contadora de histórias em hospital, com crianças e adolescentes;
- E quando a criança ou adolescente diz: "Não! Eu não quero ouvir história"?
- Histórias de dentro do hospital, a experiência de contadora.

Conhecendo mais...
 
Renata Truffa
Graduada em Comunicação Social, pela UNIMEP-Universidade  Metodista de Piracicaba-SP, Arteterapeuta (especializada pelo Instituto Sedes Sapientiae-SP), Psicopedagoga (especializada pelo Instituto Sedes Sapientiae-SP), Pós-graduada em “A Arte de Contar Histórias, Abordagens poética, literária e performática” pela FINOM-SEAD-SIEESP. É integrante do grupo de Contadores de Histórias “Contantes Contentes”. Contadora de histórias em bibliotecas, parques, escolas, hospitais, cafés, etc. Alguns espaços em que contou histórias: Livraria Cultura-Circuito Estadinho; Biblioteca Interativa de Inclusão de Diadema; Livraria da Vila; Mercearia do Conde; Livraria nove.sete; Café na Varanda, Parque da Água Branca, Fnac. Como facilitora de cursos e palestrante atuou em empresas tais como MAHLE, Acrilex, Artefacto, McDonald’s. É voluntária da Associação Viva e Deixe Viver, contadores de histórias para crianças e adolescentes em hospitais.









Parabéns Renata Truffa, adoramos!

Um comentário:

Renata Truffa disse...

Clau, adorei esse momento e é uma alegria vê-lo registrado com tanto carinho aqui! beijos agradecidos