segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Carnaleitura

Estava fazendo o planejamento no início do ano, quando uma palavra veio à tona: CARNALEITURA. Não pensei duas vezes e fui correndo para a internet fazer uma pesquisa, tentando descobrir o que o Carnaval poderia ter em comum com a leitura. Eis que encontrei várias escolas de samba que homenagearam vários escritores, a literatura, sempre em destaque o livro, a leitura e até a Biblioteca de Alexandria. No mesmo instante fiz uma busca do samba enredo de cada uma e veio a surpresa: só incentivo à leitura. O ano passado foi o boom na avenida: quatro escolas de samba destacaram a importância da leitura. Que festa! Não deu outra e não poderia passar deste ano: separei todos os livros de Carnaval e festas populares, e é claro que não poderia faltar a decoração (fantasias, serpentinas e máscaras). Quer saber um pouco da pesquisa, veja abaixo:


A escola de samba Acadêmica de Cubango no Carnaval carioca de 2006 visou demonstrar à importância do LIVRO, do hábito a leitura, e o quão importante ele é no desenvolvimento do conhecimento humano e dos registros históricos dessa evolução. Visou também incentivar a leitura em todos os níveis da população.
Dedicado a todo o povo brasileiro, tendo em vista serem as escolas de samba do carnaval carioca um dos maiores veículos de divulgação cultural do país, tão carente do culto à leitura e de valorização ao LIVRO.
Ofereceu ao público o resgate histórico do surgimento do LIVRO e da importância da leitura, através dos tempos.
Objetivo Geral - divulgar a história da criação e evolução nos tempos do LIVRO, através da literatura em toda sua amplitude, demonstrando a importância da leitura para todos os povos.
Objetivos específicos - Criar a discussão nacional das vantagens da leitura, enquanto fonte de conhecimento, lazer, registros, educação e desenvolvimento da cidadania.


O desfile da escola de samba Salgueiro (2010) fez uma homenagem à leitura e à literatura. Fizeram referência aos mais importantes clássicos e também à literatura infantil.
O tema, Histórias sem fim, teve como  refrão principal “Uma história de amor/Sem ponto final/Academia do Samba é Salgueiro/No livro do meu carnaval”, a letra do samba não se refere a autores ou estilos literários específicos ou à história da literatura. A força da letra ressaltou o prazer da leitura, o faz de conta, a imaginação: abrangendo todo e qualquer leitor que, apaixonadamente, aventura-se no mundo dos livros. O desfile foi pautado em obras populares de ficção científica e fantasia e, em parceira com a Ediouro, a escola distribuiu 50 mil livretos sobre o enredo nos camarotes e arquibancadas explicando cada ala do desfile.


ESCOLA DE SAMBA CARIOCA
UNIDOS DA TIJUCA 2010

Um dos carros alegóricos mais destacados foi o carro abre-alas que representou o incêndio da Biblioteca de Alexandria, uma das sete maravilhas do mundo antigo.
A proposta do carro é que diversas portas e gavetas abram e fechem, além de livros, pergaminhos, mapas. O destaque do carro não foi o movimento feito por foliões, mas sim uma iluminação especial.
Foram oito meses de pesquisa e testes. Ventiladores fitas luzes e muita fumaça deram a ilusão de que o abre-alas estava em chamas.
Com o samba enredo “É Segredo!” levou para a Sapucaí os mistérios da humanidade.
FONTE: ESTUDOLITERARIO.BLOGSPOT.COM












Um comentário:

PlanodeLeitura disse...

Muito legal!
Postei no Face sua ação e irei me inspirar nela para fazer o nosso Carnaleitura também!