domingo, 24 de abril de 2011

Dicas para os pais

23 dicas para o livro sair da estante  (Revista Crescer junho 2010)
Escolher, cuidar e amar

1 – Quarto, sala, cozinha, banheiro... não importa onde os livros estejam guardados. Em casa devem estar acessíveis em armários, estantes ou prateleiras baixas, para as crianças pegarem com facilidade.
2 – O ideal é que sejam mantidos limpos e organizados, de forma mais simples para você e seu filho (por gosto, temas, ordem alfabética...).
3 – Livro impecável é livro nada lido. Ensine seu filho a cuidar e preservar o livro, mas não exagere: tem que ter cara de usado, de mexido e remexido.
4 – A hora da leitura é troca de afeto. Você para tudo e lê para a criança e ela entende o recado: ao pegar e escolher o livro você está mostrando o carinho por aquele objeto e seu filho vai aprender a amá-lo também.
Brincar, imaginar, sonhar

12 – Que tal bolar com a criança uma encenação teatral? Demarque um espaço na casa e peça que ela invente uma voz para os personagens. Depois relêem a história e interpretem o enredo.
13 – Para incrementar e tornar a brincadeira mais criativa, use objetos de casa para interpretar. Um saleiro pode virar um sultão, um pote, uma princesa, um lenço, uma bruxa...
14 – Quando terminarem brinquem de mudar o final ou de incluir algo mais na história. Pode ser uma palavra, um outro adjetivo, um rumo diferente.
15 – A ilustração é ponto de partida para referências artísticas. Desejar as histórias pode ser também ótima forma de brincar e memorizar um livro.
16 – Se meias antigas podem virar bonecos, que tal costurar um botão aqui, uma linha ali, igual do personagem da vez?
17 – Filmes e peças teatrais baseadas na história também são ótimas formas de mostrar o quanto pode render o livro que amamos.
18 – O livro pode ainda virar um brinquedo. Dar para brincar de biblioteca, de livraria, empilhá-los ou colocá-los abertos lado a lado, formando casinhas ou outros objetos simbólicos.
Hora e lugares certos

5 – Ler antes de dormir é uma delícia, é muito útil, mas boas leituras podem acontecer de manhã cedo, depois do café da manhã, na volta da escola, após o almoço de domingo... , toda hora é hora.
6 – Em uma sala de espera, de consultório, em uma viagem de carro, no quarto, na sala, no jardim, no banheiro... O importante é a leitura acontecer quando houver disposição por parte da criança de quem lê para ela.
7 – Ver os pais lendo é um dos maiores incentivos. Aproveite a hora que você está em mãos para estimular. Também na criança há leitura individual: enquanto você está com o seu, ela escolhe e folheia um da maneira que quiser. Ótimo treino para quando ela começar a ler sozinha.
Trocar e compartilhar

19 – Com o tempo, ler torna-se uma atividade individual, mas falar sobre os livros é hábito que pode começar cedo.
20 – Incentive que seu filho troque livros com os amigos, e a escola é um ótimo espaço para isso acontecer. Se essa não for uma prática na escola, converse com os professores.
21 – Escolha com seu filho livros que ele goste para dar de presente aos amigos.
22 – Se for um dia todo de brincadeira com os amigos em casa, que tal uma pausa para ler? Pode começar por você e conforme a idade da criança estimule que eles assumam: as maiores podem ler para os menores.
23 – Uma história sempre há de ser relembrada.  Que tal no carro um papo sobre história da noite anterior? Ações como esta pode mostrar que livro é coisa que fica dentro da gente. E que isso é uma delícia.
Um jeito especial de ler

8 – Ler com calma. Degustem o livro em parceria. Se a criança tiver vontade de ficar mais tempo em uma ilustração ou se quiser fazer perguntas, deixe a conversa rolar. Se for o caso, use um marcador e continue a leitura no dia seguinte. Não se prenda ao tamanho do livro, nem à obrigação de concluí-lo em um só fôlego.
9 – Evite fazer a leitura em um único tom de voz. Vá mudando a entonação de acordo com os momentos da trama, troque olhares com a criança. Faça perguntas, dê risadas, chore, expresse suas emoções.
10 – Interrompa a leitura em alguns momentos. Se estiver lendo um livro mais complexo, e converse com seu filho sobre a história. Assim você cria a oportunidade de questionar.
11 – Se a criança quem estiver lendo em voz alta, evite corrigi-la em eventuais erros e tropeços, faça poucas interferências e com suavidade. Para crianças que ainda não tem influências, leituras intercaladas do tipo jogral podem ser interessantes.


Um comentário:

CLARISSA disse...

OLÁ CLAUDIA BLZ?
EU ADOREI ESSE BLOG QUE BOM QUE EST
Á COMEÇANDO BEM!!!!!
SORTE.
AH ESQUECI DE FALAR ...
EU SOU A CLARISSA DO 5°ANO F DA MIRELA!
BOM QUE TENHA A MAIOR SORTE DO MUNDO
BJOS CLARISSA