sábado, 9 de abril de 2011

ALUGAR OU EMPRESTAR LIVROS?

Na biblioteca onde trabalho, alguns alunos se confundem quando vão emprestar os livros. Quando chegam no balcão de empréstimos, alguns dizem: "Claudia, quero alugar este livro." Depois da explicação do uso correto da palavra EMPRESTAR, eles vão entendendo a diferença.

O termo ALUGAR UM LIVRO não é muito comum na prática, geralmente as pessoas acabam emprestando ou mesmo comprando os livros. O aluguel do livro na maioria das vezes é feito por aquele estudante que precisa muito de um livro que não está encontrando, ou em busca de livros que não são mais publicados. Há também aqueles leitores que alugam livros por achar fácil o acesso (quando entregam em casa), não precisa ir à biblioteca ou à livraria. Fiz uma pesquisa para descobrir as locadoras de livros e seu funcionamento em São Paulo. Fui investigar pessoalmente e ver as vantagens e desvantagens neste caso. Percebi que a maioria entrega o livro em casa e é melhor pagar uma taxa mensal para usufruir dos livros, pois a diária dos livros sai muito mais cara. Tem algumas locadoras que é só pela internet. As duas mais interessantes são:

Toca da leitura - ver mais detalhes no site: http://www.tocadaleitura.com.br/
Livro magia - esta locadora é especializada no público femininohttp://www.mundomagia.com.br/

Guardei um complemento da revista Mundo Jovem (nov./2010), com um artigo muito interessante sobre a locação de livros, vejam: 


Nenhum comentário: